quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

uma dia em Paris


Achei em meu bloco de notes estas palavras!...

Acorde cedo, afinal acordar em Paris é melhor que dormir em Paris...Tome um bom banho e saia de casa, ou hotel,com roupas leves e uma malha para mais tarde... pegue um bloco de notas e um lápis.ah, não se esqueça da garrafinha d’agua...
Sente-se no café que você viu outro dia e que te chamou a atenção, coma meio Croissant com manteiga e meio com geleia, nesta época de frutas vermelhas do bosque, tome seu café com leite ou um Capuccino, depois coma um brioche pequeno e olhe à sua volta, respire a cidade que acorda, um senhor que lê o jornal, uma menina com um foulard amarrado no mescoço e meioas de listras que está à sua volta, a garçonete meio mal humorada que pede para que pague antes que tome seu café, divirta-se com estas peculiaridades parisienses.

   

Caminhe lentamente observando os vizinhos, Paris é uma cidade extremamente dinâmica, nunca voltamos duas vezes à mesma Paris, cada vez que la chegamos uma nova cidade nos recebe, novas pessoas, lugares e experiências, então  este dia, pois jamais terá outro igual.... mesmo em Paris!Permita-se flanar      e namorar algumas vitrines, vá à Saint Germain ou ao Marais, passeie pelas ruinhas menos movimentadas entre em lojinhas desconhecidas e escondidas, coma um mil folhas no meio da manha, a LENOTRE é uma boa pedida. (Não é a mais sofisticada de Paris, mas a mais charmosa e também tradicional, sem dúvidas). Compre uma coisa única, um anel, um cacareco para casa, ou uma coisa qualquer que te enamore.Sente em um banco, ou nesta época do ano... sente-se à beira do Sena, veja os barcos passarem com seus milhões de turistas que miram suas ávidas maquinas para todos os lados, para aproveitar a viagem depois que chegarem em suas casas. Veja os velhinhos que se bronzeiam nos “Quai”, eles fazem isso desde sempre, quando eram novos... todos lendo, ou os mais novos com seus ipods e os fiozinhos brancos escorrendo pelas orelhas.cochile um pouco, mas só um pouco sob o sol que esquenta.revigore-se
Quem poderia estar alí com você? esta é uma pergunta que sempre me faço... sempre falta alguém... mas este é um momento nosso, não é mesmo?!
 
Atravesse o rio pela Íle Saint Louis, não demore menos que 2 horas, sim duas horas, repare nos detalhes da arquitetura, preste atenção nas placas que mostram quem ja viveu naqueles prédios. tome um sorvete na Bertillon, ouça os musicos tocando La vie en Rose na pont de Sully.


Pare nas lojinhas, tem algumas de brinquedos, onde podemos encontrar aquelas caixinhas de musica bem pequenas. Compre uma, ela é seu passaporte , à cada vez que você girar a pequena manivela, voltará para este dia!Coma algo gostoso no St Regis ou uma salada no Au Lys D'Argent observando os mímicos sobre a ponte. Tome um piscine de rosée (champagne ou vinho com gelo)
Chegue à outra margem no final da tarde, veja que a luz mudou, caminhe um pouco pelo bairro, sempre escolha a rua mais vazia.Descubra à sua Paris desvendando os caminhos que você criou.
Não deixe de passear pela Place des Vosges,das ruinhas e galerias de arte sob as arcadas que circundam a praça, entre no hotel Pavillon de la Reine, neste momento do ano as heras envolvem todo o patio interno do edifício. é lindo. Ande de Velib o quanto puder, (troque à cada 29 min)/ Coma um sanduíche no numero 44 da rue des Rosiers no MARAIS , chama se SACHA FINKELSTAIN.
Volte de Velib quando a noite cair e pare em uma das pontes para ver às 22hs (pois ja está escuro) a torre explodir com as luzes. Volte pra casa ou hotel deixe suas coisas e va para algum bar para um ultimo drink ou para o primeiro da noite! Seja ele qual for... BOA NOITE!




Nenhum comentário: