domingo, 11 de dezembro de 2011

PRODUTO OU A NECESSIDADE?





Uma logo é capaz de fazer uma pessoa se sentir melhor.


O mundo ganhou muito com o aumento de poder e qualidade de vida dos países mais pobres, a forma de governo que privilegia os menos favorecidos é uma forma igualitária, ou , em sua base, tenta ser, de qualquer maneira, o governo é feito para seu povo.
O Dinheiro muda de mãos
O Poder de compra aumentou e classes que antes eram oprimidas ou quase inexistentes em países mais pobres se alargam, entre a pequena faixa rica e a enorme faixa pobre e trazem como consequência , um comportamento novo e um novo posicionamento de marcas e produtos.
O Planejamento estratégico mudou rápido para poder absorver este novo consumidor que ganha poder volume no mercado mundial.
Mãos calejadas hoje seguram LV’s
As maiores fortunas e o “melhor” consumidor esta no Brasil , na Russia, na India e na China, são estes os países que ha bem pouco tempo eram “subconsiderados” perante o a economia global, Hoje movimentamos a catraca financeira do planeta. Enormes em extensão territorial, em numero de habitantes os quatro são parecidos em comportamento e consumo. Sendo o Brasil o Único não, geograficamente, ligado, o único completamente ocidental e com mais forte influencia norte Americana em comportamento de consumo, valores e hábitos.
Os países que estão nesta posição no gráfico internacional cresceram vendo e se espelhando em países ricos, principalmente na Europa antiga e nos Estados Unidos. Estes países sempre mostraram maior riqueza cultural e material. Hoje, com a ascensão dos países pobres cresce a ilusão do consumo e hoje acreditam ter acesso à quase tudo, psicologicamente esta “certeza" traz um conforto. Nos quatro países que fazem parte do BRIC a realidade é muito parecida, onde a saúde é falha e o sistema educacional não é satisfatório a preocupação com bens de consumo, também supérfluos ganha espaço.
Quanto maior mais Barato
Percebemos que o “C” da Chanel esta cada vez maior.
Sabemos que o tradicional consumidor Chanel no seu dia a dia, nunca ostentará a marca .
E assim segue com o tamanho do Cavalo da Ralph Lauren, o Jacaré da Lacoste entre outros
Pessoas, financeiramente “bem resolvidos”, para se posicionarem na sociedade ostentam ferragens, logos e carros
Brasão e Tradição
Analisando a historia do Brasil, percebemos que todos somos la e ca um mix de muito. que pouco, na verdade, carregamos de historia e de tradições como nossos tataravós europeus.
O Brasão hoje é a “marca da bolsa” !
As marcas que trazem impressa em sua história a tradição hoje são as mais procuradas por aqueles que não tem esta história, mas que dela querem fazer parte. Consumidas pela referencia do Luxo e posicionamento social. Sendo possível segmentar um grupo de mulheres pelas bolsas e sapatos que elas portam.

Antigamente isso se dava pelo brasão esculpido nas jóias e nos escudos... Hoje vemos que as mulheres principalmente usam bolsas como bengalas e a sociedade como termômetros.


O Que vem primeiro? NECESSIDADE OU PRODUTO?
Um produto é criado a partir da necessidade dele, certo?
Errado, Hoje não precisamos, realmente de mais nada, tudo o que o ser humano precisa de essencial, de alguma forma ja existe, então a formula econômica é outra: CRIAR PRODUTO , GERAR NECESSIDADE, VENDER ...pessoas não podem consumir sentem se infelizes e farão qualquer esforço para ter aquele produto, saciando (ilusoriamente) um buraco social. Produzimos então, uma bola de neve com conseqüências Psico-sócio-comportais.

Este consumo exacerbado de bens desnecessários gera um impacto ambiental quase irreversível. 
(Ver o Vídeo A História das Coisas)


TEXTO : Fragmento da tese Comportamento de Consumo das Classes “A” e “B” dos países de 3 Mundo em Ascensão . Por Felipe T. Costacurta / Propriedade Intelectual - Université Paris Sorbonne IV - Dezembro 2011




Abaixo um VT da História das coisas, que mostra o impacto ambiental causado pelo exacerbado consumo:







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