terça-feira, 28 de julho de 2015

Lágrima Grega - Mastiha

                  LÁGRIMA GREGA
 MASTIHA (do grego: μαστίχα, significa claro), elemento onipresente na ilha grega de Chios, retirada da árvore skhinos (nome grego dado à árvore),  sendo seu principal produto de exportação – é o que sustenta a população rural e o orgulho dessa terra deslumbrante e aromática. Consumida a mais de dois mil anos pelos gregos, macedonienses, búlgaros e romenos. 

Com 47% de teor alcóolico tem um sabor leve e doce! Tem um sabor indescritível e nos faz mergulhar no Mediterrâneo! Delirante! 
RESINA
proveniente da espécie Pistacia lentiscus (parente próximo do pistache) existe em todo o Mediterrâneo, mas só “chora” mastiha no solo do sul de Chios. É usada como especiaria e matéria-prima de produtos de beleza desde 189 a.C., época na qual era vendida em grandes quantidades para o Império Romano. 

Pela localização estratégica da ilha, situada no Mar Egeu bem no meio do caminho entre Grécia e Turquia, a mastiha (miski) começou a se espalhar pelo Oriente Médio no século 6 d.C.
Flores da árvore skhinos
Onde comprar:
em Chios, uma lojinha especializada em produtos com mastiha (sabonetes, cremes para o rosto, protetor solar, creme dental, xampu, chá, massa de macarrão, petit four, azeite de oliva, chocolate, geleia, pasta de alho, etc.), a Mastihashop.- http://www.mastihashop.com

No Brasil, pelo site http://www.arabia.com.br/site/


Parte da história da GRÉCIA A mastiha faz parte do cotidiano desta região há mais de dois mil anos e resistiu ao tempo e influências, mudanças da história ! Mas o grego não deixou que ela se perdesse! Rara no mundo, aqui na Grécia pode se encontrar em qualquer lugar uma dose com gelo por 10€ , pouco mais caro que uma cerveja local 7€ .
Um inconfundível sabor com muita personalidade e magia!

A dica que não pode faltar em uma viagem por estes lados!



A maneira tradicional de se tomar e gelada, quando ela ganha uma consistência liquorosa e esbranquiçada!
Mas se deixá-la congelar, pequenos cristais se formam e ela ganha um sabor mais encorpado.



felipecostacurta.com

fcostacurta

CostacurtaFC

Felipe Costacurta

felipecostacurtablog.blogspot.com.br

CostacurtaFC

fcostacurta

Felipe Costacurta

Wanderlust



Nenhum comentário: