sexta-feira, 24 de julho de 2009

ZEBULAND


Julho de 2000, chega a esta cidade um paulistano, recém chegado de sua adolescência na Europa... olhar curioso, intrigado com as perguntas, e muitos perguntavam "neto de quem?", "filho de quem?". Aos poucos ele foi se acostumando, conhecendo, entendendo os costumes e percebendo as delícias e belezas que esta simples cidade oferece. SimpliCIDADE !
Do... Sofisticado café da manhã, rebuscado almoço nos renomados restaurantes, jantares glamurosos em lugares de revista com pessoas que mal conhecemos e sorrimos educadamente tentando lembrar o nome...
Ao... Bom dia que é de verdade, diferente, assim é o pôr-do-sol vermelho desta terra feliz, do avião os pontos brancos de nelore ponteiam o verde dos pastos que circundam a terra das sete colinas.
As pessoas têm alma simples e curiosidade voraz, um cotidiano saudável, almoçam em casa e não se dão conta do bem que isso faz!
São costureiras e pedreiros, lojistas e joalheiros, são gerentes, "viajeiros", professores, empresários, são alunos de francês.
Da padaria ao casarão, pão de queijo, cafezinhos e broa de queijo, por que não? São prefeitos, arquitetos e cozinheiros, senhorinhas "fazedoras de doce", dentistas e porteiros.
São quase todos fazendeiros... São leitores... Amigos e companheiros, e no coração deste paulistano estão todos estes mineiros, aos poucos o "Sr." passou a ser " VOCÊ" e hoje é "Ocê".
São quase 10 anos...
Este paulistano sente saudades de casa quando está pelo mundo... Sente falta do cheiro da terra molhada da chuva e do doce de leite Pingo que chama de Absurdo!
Temporadas na Europa, Estados Unidos, Ásia e África "é dimais di bão", mas voltar pra casa "num tem igual não"!!!
Paulistano de certidão, sou Uberabense de coração, afirmo com gratidão que Uberaba é a Zebulândia, terra que me traz alegria e muita satisfação.
Já morto de saudades disso tudo, saudades "D'Uberabão"!
Felipe Costacurta

Nenhum comentário: